2013 foi intitulado como o Ano
Internacional da Cooperação pela Água, decisão da Organização das Nações Unidas
para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A partir disso, leia e analise
os textos abaixo.
Texto 1:
Texto 2:
(...) Por
existir em grande quantidade, a água não é encarada com a veneração que
mereceria. As pessoas simplesmente se esquecem de agradecer pela sorte de poder
contar com um copo d’água cristalina na hora da sede. E deleitam-se, sem
consciência de que este é um ritual quase sagrado, debaixo das cachoeiras
domésticas que lhes lançam jatos de água quente na hora do banho. Pouca gente
sabe, mas a conta da água que chega no fim do mês cobra apenas pelo tratamento
e distribuição da água. (...)
Texto 3:
É
necessário também, a exemplo do que já ocorre com a energia elétrica, colocar
um “selo” no consumo de água. Por exemplo: se a água for usada como insumo
industrial, como no caso das bebidas, é justo que seu preço seja mais elevado,
uma vez que será embutido como custo no preço final do produto a ser
comercializado. (...) Não basta pedir aos consumidores que economizem água.
Será preciso uma campanha educativa, de longa duração, que choque a população, mais ou menos como as
campanhas contra a AIDS. Ela deve atingir as donas de casa que todas as manhãs
tagarelam com os vizinhos, após molharem o quintal e o jardim, e não fecham as
torneiras. Ela deve chegar aos faxineiros dos prédios que diariamente lavam a
parte térrea e às vezes usam a água como vassoura. (...) A medida a longo
prazo, que já pode começar a ser estudada, é como vir a reutilizar, no futuro,
a água usada uma vez. Acho que ela seria muito útil para a irrigação agrícola,
para lavar roupas, quintais, carros e como descarga. (IGNATIOS, Miguel)
Texto 4:
No subsolo
da América do Sul, há um imenso reservatório de água pura, com mais líquido do
que o existente em todos os rios do mundo. Essa fonte valiosa precisa ser
protegida para que possa servir no futuro. (...) No planeta, 97,3% da água está
nos oceanos e mares, 2% nas calotas polares e no vapor d’ água da atmosfera,
inacessíveis, e 0,7% nos rios, lagos e aqüíferos que nos abastecem. Enquanto os
povos do Oriente Médio penam por algumas gotas, o brasileiro tem 20% do total
de volume de água disponível na Terra. E não corre o risco de esgotamento, isto
é, desde que o Brasil adquira a competência necessária para preservar suas
fontes murmurantes e aprenda a manejar a abundância com parcimônia. O nosso
desperdício chega a ser criminoso: na Região Sudeste, as companhias de
abastecimento perdem em média 30% da água já tratada, em vazamentos. No
Nordeste, a perda chega a 60%. “Se isso não mudar, pode haver muita água no
país, mas um dia vai faltar na torneira”, diz o geólogo Aldo Rebouças.
(SUPERINTERESSANTE,
julho/09)
Texto 5: Conscientização. No Dia Internacional da Água,
destacado hoje em todo o mundo, esta é a palavra mais enfatizada pela
professora Urânia P. Sperling. O produto responsável pela vida das pessoas
continua sendo um sonho para muitos. Pelotas, agraciada com um manancial
hídrico como poucas cidades dispõem, não dá a importância que deveria à água. A reeducação de nossos hábitos de consumo
não pode mais ser protelada – diz Urânia. Recai sobre a nova geração, principalmente, esta tarefa. Embora o
planeta seja formado na sua grande maioria por água, menos de 1% está
disponível ao consumo, e essa pequena fatia está sendo poluída, desperdiçada. É
uma questão cultural. Eu não vejo como possa ser resolvida a curto prazo, afirma
a professora.
TEMA- Levando em
consideração os textos da coletânea acima, redija uma dissertação sobre
o seguinte tema: CRISE DA ÁGUA, CRISE DA HUMANIDADE.
Qual é o e-mail para enviar a redação?
ResponderExcluirlarissa@enemred.com.br
ResponderExcluirPerfeito o blog!!
ResponderExcluirMuito boa a iniciativa Larissa, Parabéns! Mandei minha 1 redação p vc =]
ResponderExcluirpor onde devo mandar?
ResponderExcluirNossa legal bem informativo ...
ResponderExcluirirá me ajudar bastante no IFRN