sábado, 14 de abril de 2012

BEM-VINDO AO RED!

Oi gente! Aqui é a Larissa. Eu criei o RED para atender as pessoas que me pediram ajuda na preparação e correção de redações no estilo ENEM. Espero mesmo tornar a vida de vocês mais fácil com algumas dicas.

Como vai funcionar?
1) A cada 15 dias vai sair um tema e um portfólio de textos relacionados ao assunto.

2) Você deverá escrever uma redação dentro dos padrões do ENEM sobre este tema.
    a. Sem ferir os direitos humanos.
    b. Sem fuga do tema.
    c. Com no mínimo 15 e no máximo 30 linhas (por isso eu sugiro que você escreva à mão antes de digitar).
    d. Com um título coerente e criativo.

3) Mande o texto para o email: maranhaolarissa@yahoo.com

4) Eu mandarei a correção com comentários e dicas para possíveis melhoras, além de uma análise do seu desempenho geral.

5) EXTRA: Além do procedimento explicado, o RED vai oferecer opinião e conselhos de professores de redação convidados, tratando sobre questões específicas como:
    a. Como escolher um título
    b. Como escrever uma boa conclusão
    c. Como escrever uma boa introdução.

6) Os comentários e sugestões de vocês são de extrema importância para o RED.

22 comentários:

  1. Lari =) , enviei a redação no seu e-mail do tema " O indivíduo frente à ética nacional" thanks =)

    ResponderExcluir
  2. Ok vini já vi!! Vou corrigir e já te mando! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Larissa Gostei muitíssimo de seu blog e estarei a partir de hoje, enviando-lhe minhas redações para você avaliar. Gostaria que quando corrigisse fosse bem critica e rigorosa.
    Ah propósito gostaria que você nos desse algumas boas dicas de citações. Queria saber se você as utiliza para enriquecimento de seu texto?
    obrigada beijos.
    Vitórya Paula

    ResponderExcluir
  4. Olá Vitórya! Obrigada, que bom que você gostou!! Não se preocupe que eu vou corrigir as redacões nos mínimos detalhes! Eu uso sim citacões, acho que muitas vezes elas ajudam na composicão do texto e mostram que você possue "bagagem" (conhecimento sobre o assunto). Mas também não há nada de errado em usar apenas palavras suas no texto. Em alguns casos esta segunda opcão é até mais recomendada. Vamos fazer o seguinte, quando você me mandar as suas redacões eu envio como observacão algumas citacões relacionadas ao assunto!! beijos Larissa M.

    ResponderExcluir
  5. TEMA- " O INDIVÍDUO FRENTE À ÉTICA NACIONAL" ENEM 2009

    GENTE ESSA É MINHA REDAÇÃO CORRIGIDA PELA LARI, FIQUEI BOBO COM TAMANHO ALTO NÍVEL DE CORREÇÃO QUE ELA TEM POR REDAÇÕES, MUUUUUUITO BOM MESMO!! :D

    Para o Bem de todos. (pilares sociais)

    Nos dias atuais possuir a honestidade como princípio básico e inerente do cidadão é imprescindível, pois na contemporaneidade (desnecessário pois você já citou “dias atuais”acima) a exclusão do mesmo, automaticamente afeta a irmandade ( a palavra fraternidade ou até mesmo “cooperacao social”ficaria melhor), abrindo um leque de consequências graves na comunidade. Como poderia ser essa introdução: Muitos fatores são responsáveis pela promoção e manutenção da ordem social. Entre eles pode-se observar a educacao, o acesso a uma boa alimentação e saúde. O mais importante fator, porém é a ética pois uma sociedade embasada em boas virtudes, tende a prosperar. (o sublinhado aqui eh a minha tese)

    Tendo como invisível (Invisível em que sentido?) a ética, a confiança e a honestidade no convívio social , é de vital regresso (foi essa a palavra que vc quis usar mesmo?) na construção de um Brasil de excelência (Eu acho que vc quis dizer o seguinte: NUMA SOCIEDADE CARENTE DE ÉTICA, CONFIANCA E HONESTIDADE POR PARTE DE SEUS INTEGRANTES, A PROMOCAO DO BEM ESTAR GERAL acaba sendo dificultada. (. Desse modo , primeiramente a escolha de nossos representantes é mister para o progresso do país , para a procura de candidatos dignos e com uma ótima campanha (fica melhor assim: Um histórico de trabalho de excelência, ou pelo menos decente) de trabalho , é essencial ter interesse e curiosidade de pesquisar o histórico do mesmo, para melhor escolha.

    Ressaltando que os indivíduos devem modificar o modo de pensar, admitindo que todos são corruptos , e dar margem em

    diferenciá-los por meio de conhecimento. Além disso , usufruir das mídias é uma ação plausível , na efetivação de protestos. Com a liberdade de acesso aos gastos públicos divulgá-los para população estar consciente.

    É válido destacar o altruísmo (vini, acho q como o tema é a ética, citar o altruísmo não chega a fugir mas acaba desviando doponto principal. como ferramenta na manutenção de uma sociedade em prol da excelência , de fazer o bem ao próximo sem esperar nada em troca. (esta última parte está bem escrita WELL DONE!!)

    Como o parágrafo poderia ficar:

    ... A CORRUPCAO E FALTA DE ÉTICA POREM NÃO ESTAO PRESENTES APENAS NOS ALTOS ESCALÕES DO PODER PÚBLICO.ESTAS PODEM SER FORTEMENTE VERIFICADAS TAMBEM EM PEQUENOS ATOS COMETIDOS DIARIMENTE POR CADA INDIVÍDUO, COMO POR EXEMPLO QUANDO NÃO SE COLOCA O CINTO DE SEGURANCA AO ENTRAR EM UM VEÍCULO, QUANDO SE JOGA LIXO NA RUA OU ATÉ MESMO QUANDO SE “COLA”EM UMA PROVA QUALQUER. É CLARO QUE TAIS ATOS NÃO SÃO NEM DE PERTO TAO NOCIVOS QUANTO, POR EXEMPLO, O DESVIO DE VERBA QUE SERIA DESTINADA A MERENDA ESCOLAR. O FATO PORÉM É QUE TODOS POSSUEM A MESMA FALHA UMA VEZ QUE IGNORAM COMPLETAMENTE A ÉTICA E A HONESTIDADE. ASSIM, O GOVERNO DE UM POVO QUE IGNORA VALORES TAO IMPORTANTES, NÃO PODERIA POSSUIR CARACTERÍSTICAS DIFERENTES.

    Enfim, são variadas medidas para o progresso , e com certeza melhorar a face do Brasil no presente e no futuro, desse modo, mantendo sempre como essência do indivíduo a dignidade , à ética , e a confiança. (ESSA CARACTERÍSTICA DA SOCIEDADE MUITAS VEZES CHAMADA DE “JEITINHO BRASILEIRO”, ACABA CONTAMINANDO OS INDIVÍDUOS POR OSMOSE E POR FIM INTERFERINDO NA ORGANIZACAO SOCIAL. ESSE PROCESSO RESULTA EM CONSEQUENCIAS CATASTRÓFICAS COMO A CORRUPCAO E OS MALES ASSOCIADOS tal COMO a NEGLIGENCIA PARA COM AS QUESTOES PÚBLICAS.ISSO É INDISCUTIVELMENTE RESULTADO DE UM PROCESSO HISTÓRICO DA FORMACAO DO BRASIL,mas é de extrema importância que a sociedade comece a reverter tal situação colocando em foco, os pilares da ordem social: honestidade, confiança e o mais importante: a ética.

    ResponderExcluir
  6. Estou vendo que você gostou mesmo da correcão, nao é vinicius? haha. Para quem está lendo de fora pode parecer confuso pois está tudo em preto. Então, só para já deixar avisado, eu uso pelo menos 3 cores na redacão só para não confundir a correcão com o texto original e os comentários!!

    Beijos Larissa M. :)

    ResponderExcluir
  7. Larissa, o Vini me mostrou teu blog, mostrei-o para minha professora de Redação, ela assim como você é muito boa no que faz, ela epois me disse que adorou o site e a ideia.
    Sobre o item numero 5:
    "5) EXTRA: Além do procedimento explicado, o RED vai oferecer opinião e conselhos de professores de redação convidados, tratando sobre questões específicas como:
    a. Como escolher um título
    b. Como escrever uma boa conclusão
    c. Como escrever uma boa introdução."
    Se algum dia sentir interesse de falar com minha professora (ps: ela começou ou vai começar a fazer doutorado, e na prova para entrar no curso de doutorado, ela foi sempre uma das melhores em cada prova) e com ela fazer esta parceria do item 5, depois posso falar com ela e te passar o face dela, para vocês terem contato.
    Ps: está super de parabéns pela ideia e pela iniciativa, beijos

    ResponderExcluir
  8. Ótimo!! quero sim!! Me mande por favor! Adoraria falar com ela e ter a participacão dela aqui no RED!! :)

    ResponderExcluir
  9. Sim, acho que amanha tenho aula com ela, dai eu falo com ela e te passo (:

    ResponderExcluir
  10. Larissa, aqui o face da minha professora :
    http://www.facebook.com/karina.vicelli
    (:

    ResponderExcluir
  11. Nossa fiquei encantada com esse seu projeto.Tem muito tempo que procuro algo assim para me ajudar! vou começar hoje mesmo. :D

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber se continua com o projeto, pois não estou mais vendo postagens. :)

    ResponderExcluir
  13. Coloque a sua redação aqui pra gente ler

    ResponderExcluir
  14. Bela iniciativa. O seu blog e posteriormente o site ajudarão a muitos obterem êxito e realmente conseguir fazer uma boa redação.

    ResponderExcluir
  15. Hoje conheci este blog e gostei muito da sua iniciativa Larissa.
    Antes de ser um ponto de apoio e orientação a nós estudantes este espaço demonstra o tamanho da sua genialidade, da sua generosidade, do seu desprendimento e da sua grandiosidade de espírito em não querer apenas para si o sucesso alcançado.
    Após sua vitória no ENEM e desejosa de ver pessoas que gostam de estudar atingirem o ápice da avaliação do certame, você resolveu criar este espaço a fim de contribuir gratuitamente com o sucesso e crescimento das pessoas. Uma atitude louvável, cheia de amor ao próximo e de colaboração. Sem olhar a quem você está contribuindo com diversas pessoas pelo Brasil afora a vencer a tão temida redação do ENEM.
    Consequentemente, aos olhos de Deus, nada disso ficará esquecido e gratuito,e Ele te dará o merecido retorno por sua nobre iniciativa.
    Parabéns, Larissa.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Lari,enviei minha redação pro seu email.
    abraços e obrigada,linda.
    paulinha.

    ResponderExcluir
  18. oi, Larissa,eu vi sua entrevista no jornal e adorei seu blog e eu enviei uma dissertação.Obrigada

    ResponderExcluir
  19. olá, Larissa vi sua reportagem no jornal Al tv.fiquei muito curiosa para ver seu blog, gostei muito parabéns pela iniciativa.gostei muito. ah, e gostaria de receber umas dicas sobre compreensão e interpretação de textos. to me preparando para um concurso público e gostaria que me ajudasse muito.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns, Larissa, fico muito feliz por você ajudar as pessoas na área da educação de forma tão linda, lúdica e com tanto amor.
    De sua admiradora, Fabiana.
    Abraços! :)

    ResponderExcluir
  21. Parabéns, Larissa!! Ótimo trabalho, esse blog, sem dúvidas, ajuda muita gente.
    Tenho uma dúvida: posso enviar redações, aos moldes do ENEM, de outros temas sem ser necessariamente os indicados aqui no blog?
    Obrigado, grande abraço!

    ResponderExcluir