sábado, 9 de março de 2013

Redação exemplo da semana :) Foi da Bianca Scherer com o tema do primeiro desafio RED. O que eu gostei da redação dela foi a simplicidade e organização!! Ela conseguiu seguir a fórmula de introdução com tese bem estruturada + 2 argumentos apoiando a tese+ conclusão resumindo os argumentos e apresentando solução. A única coisa que poderia melhorar é que a Bianca usou algumas frases na primeira pessoa como: "nós  devemos" ou "podemos". Em uma dissertação o autor não deve se envolver pessoalmente, portanto, expressões como "deve-se" ou "pode-se" funcionariam melhor. De qualquer forma o texto está MUITO BOM Bianca!! Parabéns!!  


Efeitos da tecnologia em nossa saúde

Ao longo de sua caminhada, a humanidade procurou utilizar seus conhecimentos para modificar o meio ambiente e criar tecnologias que melhorassem sua qualidade de vida. Porém, parece que nós, pós-modernos, perdemos a capacidade de utilizar a tecnologia com inteligência: adquirimos hábitos que comprometem nossa qualidade de vida e nos tornamos extremamente dependentes das facilidades que ela nos proporciona.
O sedentarismo é a principal causa da maioria das doenças físicas e mentais que atinge a população mundial atualmente, principalmente a obesidade e seus desdobramentos. Entre as causas da falta de prática de atividades físicas, encontra-se o comodismo gerado pelo uso abusivo da tecnologia, que ocorre, por exemplo, quando utilizamos o carro para cumprir distâncias curtas, que poderiam ser percorridas a pé, ou deixamos de nos exercitar para acompanhar determinada telenovela.
O consumo de alimentos industrializados também se encontra entre as causas dessas doenças que vêm atingindo uma parcela crescente da população. Esse tipo de alimento é atraente devido à praticidade oferecida diante da correria do dia a dia e, também, ao baixo custo em relação aos alimentos  saudáveis. Porém é preciso lembrar que, além de calóricos e pouco nutritivos, as substâncias empregadas na fabricação desses alimentos, como gorduras e conservantes, são extremamente nocivas à saúde.
A tecnologia, quando usada sem bom senso, pode trazer muitos malefícios a nossa saúde. Devemos, portanto, aprender a utilizá-la a nosso favor e lembrar que o conforto por ela proporcionado não substitui os cuidados com o corpo, sobretudo a prática regular de atividade física e a alimentação saudável.

2 comentários:

  1. Só uma dúvida, eu também achava que em dissertações seria "errado" me incluir no texto, mas quando parei pra observar as redações do enem que obtiveram notas mil, na grande maioria, os autores se incluiram sim. O que você comenta sobre isso?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ananda!! Nas redações nota 1000 que você mencionou os autores escrevem coisas como: "PRECISAMOS seguir as leis" nesse caso, eles estão usando a primeira pessoa do plural mas estão se referindo à sociedade brasileira como um todo... eu SEMPRE evito. Evito porque vicia e quando você menos esperar vai estar escrevendo frases como: "eu acho" ou "eu lembro que..." e isto já não é perdoável porque se trata de uma dissertação e não de um artigo de opinião... respondi?? :) Obrigada pelo comentário!!

    ResponderExcluir