domingo, 5 de janeiro de 2014

O que NÃO fazer na redação do Enem

Algumas pessoas estão perguntando o que levaria um texto a receber zero no Enem. Para entender melhor, é só ler as dicas abaixo e colocá-las na lista do never : )


A redação é um momento único em que o candidato tem a oportunidade de mostrar o que pensa e como pensa, por isso, deve ser bem aproveitado. Infelizmente, o que deveria ser um momento tranquilo para os participantes, torna-se um grande problema. A maioria dos candidatos preocupa-se com o que fazer para tirar a nota máxima no Enem, mas, às vezes, não se preocupa com o que não deve ser feito, ou seja, o que pode anular a redação. A seguir, serão apresentados alguns fatores que podem zerar a redação. Fique atento:

1 - Fuga ao tema
O tema da redação deve ser relacionado aos textos motivadores, logo, é importante selecionar as informações, relacioná-las aos conceitos aprendidos ao longo da vida (na escola e fora dela), além de procurar enxergar aquilo que, embora não apareça explicitamente, é importante para o entendimento dos textos.  Somente depois de cumpridas essas etapas, o candidato começa a escrever, por isso, quando alguém foge ao tema, a redação é anulada, já que a compreensão da proposta de redação é uma das competências exigidas pelo Enem.

2 - Não atendimento à estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
O texto deve ser escrito em prosa, ou seja, nele haverá linhas contínuas e parágrafos, além disso, deverá atender à estrutura do texto dissertativo-argumentativo, portanto, o candidato não poderá fazer um poema, nem um texto narrativo, ou qualquer outro tipo textual que não seja o determinado, caso essa instrução seja ignorada, a redação será anulada.
Para não ter perigo de errar, lembre-se de que no texto dissertativo-argumentativo uma tese (opinião) deverá ser apresentada sobre o tema proposto, os argumentos devem ser contundentes, pois devem confirmar ou refutar a opinião apresentada, e também devem estruturar-se de modo coeso (usando bem os elementos de ligação) e coerente (ideias que sejam relacionadas logicamente), respeitando sempre a norma culta (padrão) da Língua Portuguesa. Por fim, necessariamente, deve haver a elaboração de propostas que objetivem solucionar os problemas apresentados, sem que os direitos humanos sejam desrespeitados.

3 - Redação em branco.
Se o objetivo da prova é conhecer o nível linguístico do candidato, se ele não produz, não pode obter nota.

4 - Texto insuficiente.
O candidato que apresentar um texto com até sete linhas terá sua redação anulada, pois não cumpriu o mínimo de linhas exigidas. Demonstrando, entre outros fatores, dificuldade de “pensar por escrito”, requisito básico esperado pelas universidades.

5 - Textos que contenham impropérios, desenhos etc.
A redação não pode apresentar nenhum tipo de identificação, portanto, qualquer imagem ou desenho, por menor que seja, anulará a prova. Isso também ocorrerá se houver ofensa a alguém (impropérios).

6 - Desrespeito aos direitos humanos.
A prova do ENEM busca estimular o pensamento crítico e a autonomia intelectual, contudo, a crítica deve ser feita respeitando a identidade de cada um e as diferenças entre raças, sexos, cultura, etc. Por isso, o desrespeito aos direitos humanos é punido com a anulação da redação. É importante entender que o cidadão possui direitos e deveres e isso deve ser considerado de forma igualitária, portanto, respeito sempre.

7 - Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.
Esse critério de anulação foi estabelecido para evitar que candidatos desrespeitem o exame, colocando no meio das redações textos que não tenham nenhuma conexão com o tema ou com a tipologia textual, como receitas de macarrão, hinos de futebol, biografias etc.

Atenção:
Não é permitido fazer cópia de nenhum texto apresentado na prova. Caso algum candidato faça isso, as linhas em que ela aconteceu serão desconsideradas. 
No momento da prova de redação, além de tomar cuidado com os critérios que podem anulá-la, atente, também, para aqueles que podem levar o seu texto a obter nota máxima, como:
  • Compreensão da proposta de redação;
  • Respeito à estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
  • Apresentação de fatos e opiniões relacionadas ao texto;
  • Defesa de um ponto de vista;
  • Adequação do texto à norma padrão;
  • Elaboração de propostas de intervenção.
Fonte:http://vestibular.brasilescola.com/enem/cuidados-para-nao-zerar-redacao-enem.htm

2 comentários:

  1. Larissa, não há contradição na parte final deste trecho "...Para não ter perigo de errar, lembre-se de que no texto dissertativo-argumentativo uma tese (opinião) deverá ser apresentada sobre o tema proposto, os argumentos devem ser contundentes, pois devem confirmar ou refutar a opinião apresentada, ..."?

    Qual a lógica de refutar a opinião (tese) apresentada no parágrafo introdutório?

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  2. Eu ainda estou começando a blogar. Deve ser muito gratificante ter muitas visitas. tenho um blog com dicas para concursos públicos, vestibular, política e atualidades - dá só uma olhadinha http://polemicasimsenhor.blogspot.com.br/2014/06/dicas-de-memorizacao-para-se-dar-bem.html

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